top of page
Foto do escritorDr Rodrigo Lanna

Como mudar seus hábitos de vida com sucesso

Prevenção é a palavra mais falada nos dias de hoje, quando se fala em saúde. Vemos diversas campanhas sobre o rastreamento de doenças, a busca do diagnóstico e tratamento precoces para evitarmos maiores complicações. Mas será que isso é realmente o maior foco da prevenção?


E aquelas recomendações de fazer exercícios físicos de forma regular, parar de fumar, manter uma alimentação saudável e controlar o peso? Se fizermos uma enquete, com certeza muitas pessoas reconheceram estas medidas como muito importantes para cuidarmos da nossa saúde e evitarmos doenças. Por outro lado, é bem provável que conheçamos alguém que já fez diversas dietas e não consegue manter o peso perdido, ou que batalha para controlar o diabetes ou parar de fumar.



Acontece que estas mudanças no estilo de vida são processos ativos e que demandam esforço. Aí fica fácil de entrar naquele ciclo "no ano novo eu vou fazer", "deixa para depois do carnaval…" e assim vamos adiando as mudanças. O receio de falhar também contribui para essa procrastinação.



Alguns métodos podem nos ajudar a realizar esse processo de mudança. Um deles é o estabelecimento de metas SMART, um acrônimo em inglês para Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time specific (tempo determinado). O que significa isso:


ESpecífico - defina uma meta objetiva

Mensurável - estabeleça uma forma de medir a sua meta

Alcançável - seja realista no seu projeto, não defina metas impossíveis

Relevante - essa meta deve ser importante para você. Por que ela é importante?

Tempo determinado - em quanto tempo quero atingir esse objetivo?


Qual a ideia? Planos como "esse ano vou cuidar da minha saúde", "esse ano vou pegar firme na dieta", ou "esse ano vou fazer exercício físico" não nos ajudam muito a definir como devemos agir. Elas não estabelecem metas finais ou intermediárias, não nos guiam em termos de quantidade e nem permitem que consigamos avaliar se estamos cumprindo ou não nossos objetivos. As metas SMART tentam estabelecer essa linha guia para que consigamos executar nossos planos.


Por exemplo, no caso de fazer exercícios físicos, um bom planejamento SMART seria:

  • S - vou fazer pelo menos 150 minutos de caminhada leve durante a semana

  • M - vou realizar 30 minutos de caminhada 5 vezes na semana, os dias que vou definir para isso são segunda, terça, quinta, sexta e sábado.

  • A - como não estou fazendo nada no momento, vou começar com 30 minutos em 3 dias da semana e em 4 semanas vou aumentar para 5 dias da semana, assim não vou sentir muitas dores e nem cansar excessivamente. Vou fazer sempre depois do trabalho, então, já vou deixar a roupa e o tênis de caminhar separados na mochila e me trocar já no trabalho.

  • R - Isso é importante para mim, pois estou percebendo que não consigo acompanhar meus colegas subindo a escada do trabalho. Estou parado há um tempo e meu condicionamento piorou.

  • T - serão 30 dias de adaptação com 3 caminhadas por semana e no segundo mês já passo para 5 vezes na semana.

Mudar hábitos de vida também envolve conhecimento adequado. O estabelecimento de metas pode ser feito em conjunto com o seu médico. Além disso, na consulta você pode trazer quais foram as dificuldades que você encontrou em tentativas frustradas anteriores, além de passar por uma avaliação de saúde e checar se está tudo bem para começar uma atividade física ou uma dieta.



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page